sábado, 23 de fevereiro de 2008

Leitura relevante e imprescindível!!!

Artigo fantástico escrito pelo grande guru do Management, Tom Peters.
Leitura imperdível!!!

"A Necessária Desorganização Para Enfrentar a Nova Realidade Econômica Mundial.

I – A NECESSÁRIA DESORGANIZAÇÃO: OS NOVOS EXEMPLOS

A Caminho da Moda, do Inconstante, do Efêmero
A definição de cada produto e serviço está mudando. É preciso tornar-se soft, cada vez mais soft, o mais soft possível. Tornar-se instável, efêmero, moda. Uma explosão de novos concorrentes, a elevação do padrão de vida no mundo desenvolvido e as novas tecnologias sempre presentes estão liderando as novas tendências. A mudança atinge você. Você não pode se esconder. "Soft" é a nova tendência mundial. Inclui as ferramentas para a criação de produtos atualizados (design auxiliado por computador, fabricação auxiliada por computador, engenharia auxiliada por computador, engenharia de software auxiliada por computador, fabricação integrada por computadores e assim por diante); inclui as ligações instantâneas entre produtores e fornecedores e distribuidores, chamadas intercâmbio de dados eletrônicos (EDI – do inglês Electronic Data Interchange) que reduzem dramaticamente o tempo que se leva para se fazer qualquer coisa, e possibilita a atualização do produto. É a inteligência "embutida" nos produtos – ou melhor, embutida nos microprocessadores que estão em quase tudo atualmente, desde o toalete até o carrinho de compras, até o forno e a casa. "Soft" é a ênfase no design industrial e na facilidade de utilização dos produtos, e também os novos métodos de estabelecer alvos de marketing por meio de bancos de dados relacionais auxiliados por sistemas especializados (que permitem a Nintendo, por exemplo, acompanhar diretamente milhões de clientes e tentar satisfazer as necessidades individuais), e é o processo de se "transformar tudo em diversão", como transformar um supermercado em um "Palácio de Versalhes". Um mundo comercial onde tudo se torna "soft", "inconstante", vira "moda"- um mundo onde a Disney e a J. P. Morgan (respectivamente, entretenimento e serviços financeiros) tomaram o lugar da USX e da Primerica (aço e latas) na lista de Dow Jones – e é, para a grande maioria, um mundo maluco. Como se pode lidar com um mundo louco senão com organizações malucas, cheias de pessoas malucas? Minha resposta: é impossível!"
Continua...

Nenhum comentário: