domingo, 30 de março de 2008

A nova numerologia!!!

Texto baseado no fantástico artigo "Rompendo as Barreiras da Administração" de Tom Peters.

Mundo maluco. Mudanças climáticas inesperadas. Focos de mudanças de humor e personalidade inesperadas em qualquer lugar do planeta. A relevância de buscar no equilíbrio entre o passado e o futuro a solução para o presente...De fato, tudo deve ser inconstante, efêmero, moda. E por ser moda será cada vez mais solidamente eterno...
Matematicamente falando, escolha o número-chave ideal para o seu perfil, número esse que o levará ao desempenho fiel da independência e liderança em responder a um mundo que muda a uma velocidade maior que a da luz. A seguir, para exemplificar, são dados alguns dos "números-chaves" que emergiram de mais de 50 estudos de caso expressos no livro do magnífico Tom Peters, números que representam "A nova numerologia":

"UM – Esse número representa "todo-mundo-é-uma-pessoa-de-negócios" o "entrepreneur que faz parte da folha de pagamentos de uma grande empresa", o indivíduo "informatizado". O empregado, com perfil novo, está fortalecido e também tem acesso, via tecnologia da informação, entre outras coisas, a todas as informações da empresa.
DOIS A QUATRO – São os "miniempreendimentos". Não há exemplo melhor do que as "duplas assistenciais" no Centro Médico Regional de Lakeland, Flórida, onde uma enfermeira e um técnico de laboratório, amplamente treinados, podem desempenhar para um paciente cerca de 80% de todos os serviços necessários (serviços que costumavam exigir dúzias de pessoas).
SETE A DEZ – São os grupos de trabalho auto-suficientes e auto-geridos. As equipes que preparam as salsichas para Johnsonville Foods’ fazem de tudo – desde a contratação e demissão, a avaliação de desempenho, contabilidade, engenharia, propostas de orçamento de capital, e até mesmo a análise de estratégia.
TRÊS A DOZE – São as equipes de projetos. Quase todo o trabalho do futuro será realizado em configurações de projeto. As equipes funcionais desaparecerão. A empresa de serviços profissionais é o melhor modelo possível para a sobrevivência futura. A equipe "média" consistirá de várias pessoas de diversas "organizações", com diferentes qualificações. As redes de trabalho de partes das empresas se unirão para explorar a oportunidade de mercado e talvez fiquem juntas por alguns anos, e então se dissolverão, por completo, do mesmo modo.
DOZE A VINTE – Chamo isso de "um miniempreendimento", ou seja, pequenos negócios que, num piscar de olhos, podem atender a um pedido, desde a sua solicitação até a entrega, em questão de algumas horas.
QUARENTA A DUZENTOS – Lembra-se das "organizações" de 50 pessoas – os centros de lucro independentes – na gigantesca ABB? Acredito que existe algo de especial – para o mundo inconstante de hoje – no número (aproximado) de 50 pessoas."

Isto posto, lembre-se: Seja amplamente independente, treinado, especializado em tudo ao seu redor, principalmente no que é micro, pois é daí que surgirá o macro do novo conceito de sucesso - você.

Nenhum comentário: